Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Golpe de 64: Bolsonaro orienta "comemorações devidas" à época e ações tentam barrá-las

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro recomendar ao Ministério da Defesa que faça “comemorações devidas” do golpe de 64, a Defensoria Pública da União e uma ação popular pediram que a Justiça Federal do Distrito Federal barre atos nesse sentido.

Publicado por Renato Lopes Novais
há 5 anos

Imagem relacionada

Em outra frente, Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, divulgou nota afirmando que “a utilização da estrutura pública para defender e celebrar crimes constitucionais e internacionais atenta contra os mais básicos princípios da administração pública, o que pode caracterizar ato de improbidade administrativa”.

Segundo a Defensoria Pública da União, “a postura do Presidente da República viola sua atribuição como Chefe de Governo – uma vez que atenta contra a moralidade administrativa – mas, também, viola sua atribuição como Chefe de Estado, já que o Brasil se comprometeu com o sistema regional interamericano, desrespeitando o princípio da prevalência dos direitos humanos”.

De acordo com a ação, “permitir que as comemorações anunciadas pelo Poder Executivo ocorram fere, frontalmente, o direito à memória e à verdade, especialmente em sua função de prevenção. Isto é: permitir que condutas exaltem tal período negro de nossa história nacional violam nossa memória

coletiva e estimulam que novos golpes e rupturas democráticas ocorram, o atenta contra a Democracia e contra o Estado Democrático de Direito”.

Para os defensores, eventual comemoração fere o princípio da legalidade previsto no artigo 37 da Constituição. “Diante do alarmante quadro de violação de direitos humanos, em especial, violação aos princípios constitucionais e outros aos quais o Brasil aderiu no cenário internacional, não resta outra medida senão solicitar ao Poder Judiciário que interfira, exercendo sua função constitucional e seu papel maior no Estado Democrático de Direito”.

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs ingressou com ação popular para requerer que a presidência da República se abstenha de comemorar o dia 31 de março de 1964. klomfahs afirma que há desrespeito ao princípio da moralidade administrativa.

“Não se está aqui a defender este ou aquele ideário político, e sim como cidadão invocando-se a ‘pleno pulmões’ que pelo menos o Poder Judiciário em sua jurisdição constitucional tenha sobriedade, bom senso e imparcialidade para corrigir – sob o epíteto do tão decantado check and balances -, as ações do Executivo que extrapolam a moralidade administrativa”, escreveu.

Para a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, o ato se reveste de enorme gravidade constitucional, pois representa a defesa do desrespeito ao Estado Democrático de Direito, já que celebra um golpe de Estado e um regime ditatorial que resultou em violações sistemáticas aos direitos humanos, além de crimes internacionais.

“O golpe de Estado de 1964, sem nenhuma possibilidade de dúvida ou de revisionismo histórico, foi um rompimento violento e antidemocrático da ordem constitucional. Se repetida nos tempos atuais, a conduta das forças militares e civis que promoveram o golpe seria caracterizada como o crime inafiançável e imprescritível. (…) O apoio de um presidente da República ou altas autoridades seria, também, crime de responsabilidade”, diz a nota do Ministério Público Federal.

O MP avalia que o uso da máquina pública pode configurar neste caso improbidade administrativa. “Festejar a ditadura é, portanto, festejar um regime inconstitucional e responsável por graves crimes de violação aos direitos humanos. Essa iniciativa soa como apologia à prática de atrocidades massivas e, portanto, merece repúdio social e político, sem prejuízo das repercussões jurídicas. Aliás, utilizar a estrutura pública para defender e celebrar crimes constitucionais e internacionais atenta contra os mais básicos princípios da administração pública, o que pode caracterizar ato de improbidade administrativa, nos termos do artigo 11 da Lei nº 8.429, de 1992”.

Por Márcio Falcão, editor do JOTA.

  • Sobre o autorDPO, Consultor em Proteção de Dados (LGPD) e Aprovado no 38º Exame da OAB
  • Publicações23
  • Seguidores40
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações15735
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/golpe-de-64-bolsonaro-orienta-comemoracoes-devidas-a-epoca-e-acoes-tentam-barra-las/690331221

Informações relacionadas

Superior Tribunal de Justiça
Notíciashá 10 anos

Reconhecimento de suspeição em PAD requer prova de violação da impessoalidade

Rafael Costa Monteiro, Advogado
Notíciashá 3 anos

Processos dirigidos à Administração Pública devem obedecer ao princípio da duração razoável

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 7 meses

Aluno de colégio militarizado obtém vitória em ação de mandado de segurançapara anular sua expulsão

329 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Extremamente apropriado que seja liberada a comemoração. Que eu saiba, esses chamados "movimentos sociais" comemoram toda a sorte de coisa alienígena e nunca qualquer do poder público se incomodou, demonstrando que, sem sombra de dúvidas, há pessoas nesses meios que aderem uma linha política que continua a vilipendiar os valores que a maioria dos brasileiros sufragou nas eleições de 2018.
De mais a mais, a tentativa de deter as comemorações - que, aliás, não se configuarão - mostra que os mesmos motivos de antanho continuam presentes, justificando mais ainda que lembremos daqueles dias funestos provocados pelo eixo União Soviética/Cuba ... que eu vi de perto, e alguns, só da história que contaram. continuar lendo

Na verdade, na nossa Constituição, a liberdade de expressão não é "absoluta", assim como a própria Carta defende os princípios democráticos e garante o comprometimento do Brasil com a democracia. Pensar que o Presidente ignora isso levianamente para defender tempos autocráticos, é completamente absurdo.

Seria coerente, da sua parte, reconhecer que celebrar autocracias, da esquerda e da direita, é completamente absurdo; especialmente quando ela ocorreu em solo nacional. continuar lendo

Excelente comentário. Só lembram dos mortos da esquerda, mas fazem questão de esquecer as atrocidades cometidas pelos integrantes da mesma. Como digo sempre, foi chumbo trocado, pois um lado achava que para implantar o comunismo no Brasil o fim justificava os meios, já o outro lado com apoio da população, imprensa, igreja e empresários achava que para barrar a implantação do comunismo o fim também justificava os meios.
Só para lembrar, muitos dos que foram presos no governo militar ou estão presos ou respondendo a processos atualmente. Fico imaginando se tivessem ascendido pelas armas, seríamos uma Coréia do Norte continental.
Ademais, quem só estudava e/ou trabalhava, com raríssimas exceções, não teve problemas durante o período. continuar lendo

Não que eu já tenha um posicionamento sobre a comemoração ou não da referida data.

Mas todos sabemos que os governos do PT sempre foram apoiadores, e financiadores durante suas gestões, de regimes autoritários, alguns a citar: Angola, Moçambique, Guiné Equatorial, Nicarágua, Venezuela, Bolívia e, principalmente, Cuba.

O tal partido, juntamente com PC do B e PSOL, ainda com o apoio a nível local do inexpressivo PCO, formaram o Foro de São Paulo, cujas reuniões beiram o escárnio.

Sem falar que muitos dos que cometeram crimes no mesmo período, dentre eles José Dirceu, Lula e Dilma, locupletaram-se de gordas indenizações da Comissão de Anistia, sem pagarem pelos crimes que cometeram.

Porém, como quase tudo no Direito, há uma brecha jurídica: ninguém pode impedir uma homenagem a nível nacional às famílias dos 119 mortos pelos movimentos de esquerda, dos quais quase ninguém houve falar, pois a eles a tal "Comissão da Verdade", ignora. continuar lendo

Meu caro, o que há para se comemorar neste fato ? Você realmente acredita que não houve tortura e, se brincar, ditadura no Brasil, correto ? Excluindo a posição partidária de A, B ou C não existe NADA para ser comemorado. Você teve parentes que sofreram na época da ditadura ? Conhece pessoas que foram vítimas deste período? Mesmo que não as tenham, a dor do outro deveria incomodar você e outra dúzias de cidadãos de bem. Mas estamos na era do populismo e das informações e valores distorcidos. A novidade é que a ditadura foi algo bom para a história do país. Lamentável. continuar lendo

Brilhante a voz da experiencia!

Não ao lixo propagado de bocas sujas e ignorantes de história verídica.

Houve perdas dos dois lados.

Do lado terrorista, ditador e falsos comunistas ou que se digam socialistas, vimos falirem nosso País moral, cultural e economicamente em favor de seus purias.

Do lado do povo e democraticamente, vivemos o regime militar de conquistas, desenvolvimento econômico, com planos estratégicos para o futuro.

Golpe foi o que vivemos de FHC, Lula, Dilma até Temer. continuar lendo

Concordo com todas as suas palavras e sem tirar uma vírgula.

Abraços!!!!!!!! continuar lendo

Comemorar a tomada abrupta e antidemocrática do poder? Você está comparando movimentos socais com uma tomada militar? Já deu pra perceber que você gosta de defender seus preconceitos, mas isso não deixa de ser errado só por lhe agradar. Em absoluto, todo seu argumento é tosco e errado, você está fazendo apologia a ditadura. continuar lendo

Se eu, você ou algum grupo social quisermos comemorar a eleição de hitler, a execução de joana darc, o incêndio de roma ou qualquer coisa que seja, pode até ser totalmente questionável, mas cada um comemora o que quiser.
Coisa bem diferente seria o presidente da república orientar as forças armadas brasileiras a comemorarem algum desses fatos.
Ou discorda? continuar lendo

Nobres colegas, não vejo nada de mais em comemorar aquele evento contrarrevolucionário de 1964, este movimento militar mudou a história do país. Se foi um mau, particularmente acredito que não, foi necessário, pois o Brasil no governo de Jango estava caminhando a passos largos para se tornar uma Venezuela da atualidade. Aqueles que são apreciadores da historia política do Brasil sabem disso.

Por outro lado, os desinformados e desprovidos do conhecimento da historia política do Brasil criticam a eventual comemoração. Tenho que reconhecer que houve alguns excessos, contudo, estes excessos foram provocados pelos próprios oposicionistas da esquerda radical, intitulados na época de comunistas e/ou subversivos, quando resolveram pegar em armas, assaltar bancos e sequestrar políticos e autoridades estrangeiras, além de criarem grupos de guerrilha financiados pela Cuba de Fidel Castro, regime de esquerda que mais perseguiu e matou opositores políticos do regime.

Esta contrarrevolução de 1964 teve o apoio da sociedade civil da época e apesar dos apesares, tirou o Brasil de uma grande crise política e econômica, trazendo de volta os investimentos estrangeiros que propiciaram a recuperação econômica do país a taxas de crescimento de 10% (dez) por cento ao ano e criou as denominadas estatais que serviram de cabides de emprego dos políticos corruptos de esquerda e fonte de renda escusa dos mesmos, isto eles não criticam, não criticam a revolução de Vargas, não criticam o radicalismo do movimento dos sem terras, não criticam a ditadura de esquerda adotada no Brasil por mais de 12 anos, disfarçada de democracia assaltando os cofres públicos, o caos econômico criado pela esquerda no país, nada disso conta, agora, comemorar o evento de 1964 que evitou que o Brasil se transformasse em Venezuela da atualidade não pode. Tenha a santa paciência, vão se inteirar da historia política do Brasil. continuar lendo

Acho que devemos comemorar sim, pois imaginem se os comunistas não fossem combatidos e tivessem obtido êxito! Como estaríamos agora, seríamos uma Cuba, um Coreia do Norte. Ou uma Venezuela, ou talvez o Brasil seria a Sede da URSAL, União das Repúblicas Socialistas da América latina, assim como pretendem os esquerdopatas do PT, PSOL, PSTU e todos esses partidos comunistas que infernizam o crescimento econômico do Brasil e da América do Sul. continuar lendo

Certeiro e preciso! 👮👮 continuar lendo

Parabéns pelo seu comentário. Eu sou da época em que o poder legislativo do Brasil, reunido, destituiu o governo de Jango (João Goulart) e instalou o regime de governo controlado pelas forças armadas. Não foi golpe, foi um contra golpe e se tal atitude não tivesse sido tomada hoje, certamente, estaríamos vivendo no regime comunista. Não vamos comemorar, vamos relembrar, momentos históricos que livrou a nação brasileira e seu povo das mãos dos comunistas que, alias, muitos deles ainda estão presentes no nosso meio social e que lutam ainda para que não relembremos o passado negro da nossa história. Passado negro para os brasileiros de verdade, não para os comunistas e corruptos deste País. continuar lendo

Que absurdo. Quer dizer que os crimes cometidos pelo exército brasileiro são culpa de Cuba??? Só o que faltava. É tipo de comentário que só queima o filme profissional.f
Ver o raso "debate" esquerda-direita com argumentos que são vistos entre discussões de adolescentes no Facebook, ocorrendo entre profissionais que se dizem sérios, é vergonhoso.
Saindo do mérito do direito e entrando em viagens argumentativas pretensamente políticas... que feio. continuar lendo

@mgmarlucio ...GOLPE?? O que você cita no final do seu comentário? É isso mesmo que li?
Todos os corruptos que você citou foram eleitos pelo povo, inclusive Temer (que este sim deu Golpe em Dilma), mas mesmo assim foi eleito na chapa dela como vice.

Seu argumento além de não proceder é tosto já que todos os corruptos citados foram eleitos pelo povo, e o povo inclui você!

Ter um corrupto de estimação não faz dele menos corrupto que os outros.....uns só roubam mais que os os outros e isso se deve ao valor do corrupto - uns acham que valem mais e roubam mais, outros se contentam com menos (porque acham que vale menos)....; você lá, faria o que?

Deixe de colocar a culpa nesse ou naquele político e partido - todos são iguais e se vierem a mudar de atitude algum dia, não tomaremos conhecimento, porque EU e VOCÊ já estaremos mortos faz tempo!

O povo terá que ser os primeiros a mudar de atitude pois, alguns deles serão os políticos de amanhã....enquanto seguirem sendo esse bando de 'corruptinhos' do diaadia, nunca teremos políticos honestos!

Infelizmente há os corruptos e outros que são corruptos e INSANOS - como o atual! continuar lendo

Meus parabéns caro Dr. Emmanuel. Perfeitas e sábias palavras. continuar lendo

Dentro desta visão, devemos então:
- Revogar a Proclamação da República, por esta ter sido sem sombra de dúvida o maior de todos os golpes de estado, convocando então a monarquia constitucionalista;
- Banir a Justiça do Trabalho por ter sido criada pelo Ditador Vargas com base na Carta del Lavoro do Ditador Fascista Mussoline;
- Trocar o nome de da capital de Santa Catarina de Florianópolis de volta para Nossa Senhora do Desterro, pois o nome foi mudado para agradar o sanguinário Presidente Floriano Peixoto após a degola de líderes de oposição executada pelo Coronel Moreira Cesar.
Nunca confundam História com Direito: a primeira incumbe aos Historiadores, e a segunda aos Verdadeiros Juristas, praticamente inexistentes. continuar lendo

Verdade; nunca confundir História com Direito.
Portanto, devemos reconhecer a vigente ordem constitucional que expressamente proíbe que o Estado se torna ou caminhe para a autocracia; que esta promulgou a constituição em 1988, contendo nela a Justiça do Trabalho - juridicamente, portanto, não foi Vargas o responsável pela atual justiça; que esta não é a mesma República de então; que Floriano Peixoto não estava submetido à atual CF; etc.
Seu argumento confunde, justamente, História e Direito, e não reconhece que pelo ordenamento atual Bolsonaro se excedeu. continuar lendo

Excelente comentário! Finalmente alguém lúcido e coerente. Abaixo a hipocrisia de esquerda. continuar lendo

Consta que o Exército deixou de celebrar a data a partir de 2011, o que me deixa muito preocupado. Será que o Bolsonaro resolveu copiar o Lula? Se for isso vamos torcer ao menos para que ele não copie a forma corruPTa de governar. continuar lendo

🤝👏👏👏😘 continuar lendo

Tenho saudades da escola desta época, onde se tinha respeito pelos professores, pelos mais velhos, e se tinha na escola uma matéria de extrema importância "educação moral e cívica".

Foi necessário a revolução civil e militar de 1964, afim de se evitar uma ditadura em nosso país, onde se espelhavam seus defensores em Cuba. Sendo este um dos motivos da ação de parte da população e dos militares.

Minha sugestão é que antes de qualquer crítica se questione, lê a história e se faça a seguinte pergunta, o que eu faria diante da situação que estava surgindo, uma leitura breve pode ajudar?

Bom estudos a todos! continuar lendo

O problema é esse, pessoal tem preguiça de ler e se emprenha pelo ouvido. continuar lendo

O problema é esse, o pessoal tem preguiça de ler e se emprenha pelo ouvido. continuar lendo

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha continuar lendo

Eu não sinto saudades da escola; pelo menos nos primeiros anos do tempo do ginasial no Colégio Anglo-Americano, no Rio de Janeiro, quando voltava para casa sem saber se meu pai estaria lá, pois podia ser preso a qualquer momento, pela ditadura militar. Mamãe, carinhosamente, preparava nosso espírito para o desfecho iminente. Há quem tenha lido sobre a ditadura militar e há quem a tenha sofrido. Quando a História bate em sua porta, não é História: É drama pessoal. Fico imaginando o constrangimento do Felipe, sendo chamado como presidente da OAB para participar da provocação do provocador Bolsonazi, que não é gratuita, visando apenas tirar o foco de outros assuntos que o incomodam e, ao mesmo tempo, manter sua militância motivada pelo ódio que a alimenta. continuar lendo

Boa tarde, amigo.

Eu também tenho saudades dessa época e andava tranquilo nas ruas sem se preocupar com marginais, porque naquele tempo quase não tinham marginais nas ruas.. continuar lendo

Pelo visto em seus argumentos, vejo que realmente faltou muito estudo mesmo. continuar lendo

Cesar Heitor Rodrigues de Faria
A pergunta è, porque temia que seu pai não estivesse em casa?
O meu sempre retornava. Sabe por que? respeitava o poder constituído, os honrados militares que se preciso for, dão a vida pela pátria.
Vocês de esquerda não sabem o que é patriotismo e amor a família
Vivem pela desagregação, pela conivência e sempre defendem os criminosos em detrimento dos que trabalham e engrandecem a nação brasileira continuar lendo

Quem viveu o periodo do regime militar, sabe perfeitamente que o nosso tinha segurança, emprego, respeito pelos idosos, crianças, professores, autoridades em geral. O direito de ir e vir para quem era correto era protegido. O Brasil teve uma super estrutura com criação de usinas elétricas, metro, rodovias, ponte Rio Niterói, era respeitado no mundo inteiro. Dava orgulho de ser brasileiro. Os civis tomaram o Poder e só praticaram roubalheira, corrupção e destruiram tudo que foi construdo durante os 20 anos de Regime Militar. Estes jovens teleguiados pela esquerda maldita sabem quem implantou férias remuneradas, salário família, 13º salário, FGTS, Bacen, SFH, Caderneta de Poupança, Licença Maternidade, Fies e tantas outras modernidades como Mercado Financeiro, Bovespa, Mercado Financeiro ???? Leiam mais e não fiquem ouvindo Dilma, José Dirceu, Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Mirian Leitão e outros globais. Ouçam ou leiam sobre Silvio Santos, Valentim Diniz, Roberto Simonsen, Setubal, Amador Aguiar, Antonio Erminio de Morais, Zerbini e tantos outros brasileiros. A imprensa brasileira atual é um nojo, bem como o PT aparelho todo o Estado e desta forma temos STF, Congresso, Judiciário, Empresas Públicas que ninguém da população respeita. Um bandido dá ordens da prisão e todos obedecem. Vamos ser brasileiros, apagar o período maldito de 1985/2018 e recomeçar o Brasil. continuar lendo

Amigo Barcelos, faço minhas as suas palavras, concordo em número, gênero e grau com tudo que você disse no seu comentário. continuar lendo

Comparação por época é válida somente pra quem viveu aquela época e vive a de hoje, ambas sem nenhuma filiação política agregada, pois a doutrinação cria visões pro interesse próprio e causa cegueira para o real.
Insuportável observar essa moçada doutrinada nascida nos anos 90 falando e escrevendo sobre os "traumas da ditadura".
Insuportável observar esses comunistas de carteirinha (alguns desde os 18 anos) exibindo fotos e vídeos editados pra arrebanhar posições dos fragilizados nesse momento de transição. continuar lendo

Comemorar o 31 de março de 1964 não é atentar contra o Estado Democrático de Direito. Mas sim, graças a esse dia, existe hoje um Estado Democrático de Direito. O Brasil foi liberto do golpe arquitetado pela esquerda guerrilheira. Não ousem chamar esse período de Ditadura, mas sim, Regime Democrático Militar. continuar lendo

Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha continuar lendo

Olha a resposta do filosofo de buteco, não tem nem argumento. continuar lendo

Diego Silva, a esquerda era governo, portanto não poderia pretender dar um golpe em si mesma! Golpe é a ação de tomada do poder por quem não é governo. Pressuposto básico.

Eu não entendo uma coisa, vejo gente que defende a ditadura de 64 no Brasil e é contra a "ditadura" do Maduro na Venezuela? Realmente, nosso país não é para qualquer um! continuar lendo

Obrigado Diego Silva.
Tá complicado administrar o Brasil. Aparece cada Dr do Direito , que dormiu 16 anos e acordou agora. Todo mundo cita a Constituição , quando fazem algo de bom para o Brasil . Agora quando o STF atropela tudo, esses doutores (bancados pelo GLOBO OU ESTADÃO), se escondem.
Até quando vamos aturar. Tem que vir outra, IMEDIATAMENTE.
Um abraço continuar lendo

Foi tão bom que quando acabou em 1985, a década ficou conhecida como a década derdida. Ou seja o país completamente estagnado. continuar lendo

É espantoso um local com tanta gente formada em direito com esses pensamentos tão medíocres. Inacreditável que por aqui eu tenha que ler o que vejo no twitter e facebook, coisas como ameaça comunista, bandido de estimação, esquerda guerrilheira, não teve ditadura etc. Achei que aqui as pessoas fossem mais esclarecidas, ledo engano.

Na década de 60 não havia ameaça comunista, agora não existe ameaça comunista, isso é coisa da cabeça de vocês, é pra dar golpe, é manipulação, é coisa de quem quer fechar o Congresso e o Supremo, é coisa de gente antidemocrata. O PT ficou 14 anos no poder, tempo o suficiente para implantar um comunismo e não o fez. Parem de tosquice, que coisa feia. continuar lendo

Nunca tivemos ditadura militar, o que tivemos foi regime militar com mudança no comando de 4 em 4 anos, um regime que colocou as coisas nos eixos implantando ordem na casa e defendendo os valores sociais e morais. A verdadeira ditadura sempre foi imposta sem margem de escolha e conferindo poder de forma vitalícia para o ditador, e o nosso país teve o clamor de grande parte da população e um regime militarizado sem incidir a forma vitalícia ao dirigente da nação, apesar da insistente rotulagem vulgar da oposição atual. continuar lendo

Ola Diego, penso que a unica memória a não se comemorar é fato do serviço não foi completo, a sobra dos 'ratos' proliferou e quase viramos uma Venezuela e, o perigo ainda nos ronda. continuar lendo